sábado, 15 de outubro de 2011

Aceite a repreensão


Aceite a repreensão

Ai da rebelde e manchada, da cidade opressora! Não ouve a voz, não aceita o castigo, não confia no SENHOR, nem se aproximou do seu Deus.

Sofonias 3.1,2

Jerusalém, a rebelde cidade do povo de Deus, estava manchada e cheia de opressão, mas, mesmo assim, recusou-se a ouvir a voz dos profetas que o Senhor enviou. Sofonias, então, foi usado para dar uma divina advertência. Ora, a situação dos que viveram naqueles dias não é muito diferente da que vivenciamos hoje, visto que muitos não dão ouvidos ao que o Altíssimo diz e, com isso, sofrem os ataques do inimigo.

O povo que habitava em Jerusalém não conseguia perceber que havia caído na armadilha do diabo. Para aquelas pessoas, o que faziam pouco importava, já que eram descendentes de Abraão e, por isso, julgavam-se especiais, independentemente das obras que praticavam. Há muita gente crendo assim nos dias de hoje. Essas pessoas pensam que, por serem cristãs, Deus não as condenará. O erro é não dar ouvidos à Palavra do Senhor.

A cidade de Jerusalém estava manchada. Hoje, o pecado mancha do mesmo modo que naqueles dias. Quem dá guarida ao toque sutil da sensualidade se deixa tomar pelos desejos lascivos e, quando abrir os olhos, verá que se contaminou completamente. Infelizmente, muitos filhos de Deus estão nessa situação. Não deixe que as mentiras do inimigo entrem em seu coração, pois, se isso acontecer, você nem verá que se afastou da salvação.

Além de rebelde e manchada, o Senhor a chama de cidade opressora. Quem está no erro não consegue ver o quanto tem ajudado o opressor – o diabo – a oprimir o povo de Deus. Quem sabe fazer o bem, e não o faz, segundo a Palavra de Deus, comete pecado (Tg 4.17). Ao estar nessa condição, o cristão torna-se conivente com todo tipo de jugo que recairá sobre as demais pessoas. Ele já não ora nem repreende o mal, tampouco intercede em favor dos sofredores.

O Senhor falava, mas os habitantes de Jerusalém tinham coisas mais importantes a fazer. Toda vez que um povo começa a prosperar, há uma aumento considerável de festas. Até quem é de Deus passa a imitar os perdidos nas comemorações, nos jantares, nas festas e nos demais prazeres da carne, que aqueles que não conhecem o Senhor usam para se distrair. Cuidado! Talvez isso esteja acontecendo com você! No entanto, temos uma festa diferente para participar.

Pobre Jerusalém daqueles dias! Já tomada pelo pecado, não aceitava as repreensões do Senhor. Sempre haverá pessoas com “poções milagrosas” para tirar os olhos do povo das repreensões que Deus permite que assolem aqueles que são dEle. Estes, quando erram, sentem-se os mais miseráveis. Mas, se derem atenção aos falsos profetas, não se endireitarão e, em pouco tempo, acharão normal a iniqüidade que praticam.

Não cometa o mesmo erro. Aproxime-se de Deus e confie nele o tempo todo. Não se deixe levar pelas pessoas que dão mau exemplo, pois são aquelas que Pedro chamou de nódoas para a fé (2 Pe 2.13). Para elas, está reservada a escuridão eterna. Não queira ser como uma delas! Volte-se para o Senhor enquanto é tempo! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário