quinta-feira, 8 de setembro de 2011


VENÇA O PESSIMISMO

Números 13.31-3
Moisés escolheu doze espias e os enviou a investigar a terra de Canaã. Depois de 40 dias eles voltaram; dez deles apresentaram um relatório negativo, retratando aquela atitude tipo: "Ai! Eu tenho um problemão! Não é terrível!" Esse relatório trouxe medo, desânimo, e pensamentos negativos aos corações de todos os israelitas. O coração de todo o povo derreteu-se como cera ao fogo, e os israelitas puseram-se a chorar a noite toda. Decidiram regressar ao Egito, elegendo um líder que os conduzisse de volta. Essa é a razão por que Deus ficou irado com os pessimistas, e fê-los voltar ao deserto, por onde perambularam durante 40 anos, até todos serem consumidos pelas privações e provações do deserto - e morrerem. Entretanto, dois espias, Josué e Calebe, que tinham ido com os outros dez, voltaram e deram um relatório totalmente diferente. O relatório desses dois está registrado em Números 14.7-9. Josué e Calebe entregaram seu relatório: "como pão os devoraremos". Esta é atitude correta. Na verdade, eles estavam dizendo o seguinte: "Ah! Temos um problema! Que bela oportunidade! No fim, esse problema se transformará em pão para nós". Nós, cristãos, precisamos encarar as dificuldades como pão, da mesma forma como Josué e Calebe o fizeram. Esta é a atitude correta. É o tipo de atitude certa, que traz pensamentos positivos, que promove a esperança e a fé. Com esse tipo de pensamento, o Espírito Santo virá e colaborará conosco, realizando milagres. (Números 13.31-33).
            
O pessimista olha um copo com água pela metade e diz: está quase vazio. Um otimista olha o mesmo copo com água pela metade e diz: está quase cheio. Depende da visão, da perspectiva de cada um.
Há pessoas que só vêem barreiras, preocupações, problemas em tudo. Sóencaram a vida pelo prisma do pessimismo. Balzac escreveu: "No drama da História da humanidade, Deus é o poeta, os homens, os atores e o esquema das peças está feito nos céus".
Quantos que vão ao trabalho com aquela preocupação: "Demissão se escreve com um "ç" ou com dois 's'?".
É a síndrome de Gabriela: "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim; Gabriela!" - é próprio dos medrosos, inseguros e acomodados.
Olhando para a Bíblia percebo que Pedro só começou a afundar quando olhou para a tempestade, tirando os olhos de Jesus.
Conta-se a seguinte história: Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de vista, não podia ler jornais, mas, em compensação, vendia bons cachorros-quentes. Colocou um cartaz na beira da estrada, anunciando a mercadoria, e ficou por ali, gritando quando alguém passava: "Olha o cachorro-quente especial!" E as pessoas compravam. Assim, ele aumentou os pedidos de pão e salsichas, e acabou construindo uma boa mercearia. Então, mandou buscar o filho, que estudava na Universidade, para ajudá-lo a tocar o negócio, e alguma coisa aconteceu. O filho veio e disse: "Papai, o senhor não tem ouvido o rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria, e a situação internacional é perigosíssima!" Diante disso o pai pensou: "Meu filho estudou na Universidade! Ouve rádio e lê jornais, portanto, deve saber o que está dizendo!" E então reduziu os pedidos de pão e salsichas, tirou o cartaz da beira da estrada, e não ficou por ali, apregoando os seus cachorros-quentes. As vendas caíram do dia para a noite, e ele disse ao filho, convencido: "Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!" Com qual dos personagens desta história você se identifica mais? Com o filho que influenciado pela mídia, conversas e constatações pessoais se deixou levar por uma atitude pessimista com relação às oportunidades que temos nesta vida. Quem escolhe este caminho passará o resto da vida vendo as dificuldades e não as possibilidades!
"O pessimista senta-se e lastima-se; o otimista levanta-se e age".
Pessoas que puxam conversa sobre se chove ou se não chove - não poderão ir para o Céu! Porque lá faz sempre bom tempo... No Céu não há lugar para pessimistas, pois Bíblia diz repetidas vezes: ao que vencer.
Conta-se que em um dia chuvoso, uma mulher ouviu alguém dizer: _ Que tempo horrível! Olhando pela janela de seu escritório, ela viu um passarinho graúdo e roliço banhando-se em uma poça d´água barrenta. Ele chapinhava a lama e batia as asas.A mulher não pôde deixar de pensar: Horrível para quem? É tudo uma questão de perspectiva.
Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta: Você diz: “Isso é impossível“; Deus diz: “Tudo é possível“. Você diz: “Eu já estou cansado“; Deus diz: “Eu te darei o repouso“. Você diz: “Ninguém me ama de verdade“; Deus diz: “Eu te amo“. Você diz: “Não tenho condições“; Deus diz: “Minha graça é suficiente“. Você diz: “Não vejo saída“; Deus diz: “Eu guiarei teus passos“. Você diz: “Eu não posso fazer“; Deus diz: “Você pode fazer tudo“. Você diz: “Estou angustiado“; Deus diz: “Eu te livrarei da angústia“. Você diz: “Não vale a pena“; Deus diz: “Tudo vale a pena“. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário