terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O QUE É PREGAR O EVANGELHO ?


O QUE É PREGAR O EVANGELHO ?

O porquê da palavra “PREGAR” o Evangelho?

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (1 Co. 9-16)

Porque Cristo e seus discipulos usavam a palavra “pregar” com o significado de pronunciar um Sermão?
Primeiramente, segundo o dicionário, a palavra PREGAR tem diversos sentidos, parando para pensar, ambos os sentidos vão de encontro ao que o nosso Senhor passou.

1º PREGAR no sentido de Pregar um prego, martelar, pregar algo: Nosso senhor foi pregado na cruz, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna! (João 3.15)
 PREGAR no sentido de pronunciar um Sermão: Sabemos que a palavra de Deus, é como um sermão para os que crêem, ensina-nos a conviver segundo as leis de Deus, viver segundo sua vontade.
 PREGAR no sentido de Proclamar, comemorar: Pregando, Jesus Cristo proclamava as boas novas (novidades) para o povo, Seus discípulos comemoravam o ministério que Jesus havia feito na terra;
 PREGAR no sentido de Evangelizar: a palavra tem origem de missões, doutrinar, ensinar.

Sinônimos da palavra PREGAR

Apregoar: Dizer em alta voz, Publicar, Divulgar;
Cravar: Fazer penetrar profundamente,
Predicar: Aconselhar, fazer Sermão.

Ambos os sentidos e significados vão de encontro com o propósito de Jesus Cristo, Pregar vai além de um simples verbo, uma simples palavra mas com um significado muito importante.
Uma palavra muito usada hoje, sou o PREGADOR, vou PREGAR, ou seja, quem assume ser um PREGADOR tem que ter em mente o sentido desta palavra poderosa, que é Ensinar, Doutrinar, Aconselhar, Seguir a Missão que lhe foi ordenada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário