domingo, 13 de novembro de 2011

Vencendo a carne

VENCENDO A CARNE

Is 59.2 "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."


O pecado nos afasta de Deus. A nossa carne é fraca, e na juventude, onde os hormônios estão em “pleno vapor” é muito difícil resistir ao sexo ilícito.
Na idade adulta, descobrimos que ainda temos alguns pecados da carne difíceis de resistir. Muitos são motivados por causa de nosso “gênio”.

Gl 5.19 a Bíblia traz um relação deles, que são classificados em 4 grupos:
  • Sexuais – pornografia, adultérios, sexo antes do casamento e impuro como a masturbação. São os vícios;
  • Adoração a outros deuses – idolatria, outra religiões que não seguem a bíblia. São motivados pela tradição;
  • Emocionais – ódio, brigas, ciúmes, raiva um do outro, invejas. São provenientes do “gênio forte”. Esse tipo de pessoa, tende a pecar mais nessa área;
  • Imorais – festas, bebedeiras e até mesmo roda de escárnio. São frutos de uma vida desregrada, normalmente desde a infância.

A Bíblia nos assusta, dizendo que os praticantes desses pecados não vão pro céu.

Mas quero que saiba que com Deus, é possível resistir. A Bíblia diz que não há tentação que não possa resistir (I Co 10.13).

Mas porque muitos não conseguem se livrar do vício; do gênio forte que o faz ser agressivo; da tradição – preocupados com os parentes e a sociedade; e não consegue ter uma vida nos padrões cristãos – regrada?

Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas que pecou praticando sexo ilícito - um sexo fora do casamento. Davi era um adorador e apaixonado por Deus, mas era feito de carne como nós. Quando os olhos se abriram para o pecado através do amigo e profeta Natã, Davi arrependeu-se, jejuou, e se prostou sete dias (o número de Deus), até o dia em que perdeu seu filho. Ele largou todos os seus afazeres e buscou a Deus.  

É tempo de fazer como Davi, largar tudo para simplesmente ter tempo com Deus.


Gostaria de mostrar um "mecanismo" que todos nos temos. Esse mecanismo pode lhe ajudar a "matar" a vontade da carne e a resistir as tentações.
 
O homem é feito de corpo, alma e espírito. O corpo é o nosso meio de comunicação com o mundo. Através dele enxergamos, cheiramos e sentimos as tentações.  O espírito é a nossa ligação com Deus. A Bíblia diz que nosso espírito está ligado com o Espírito de Deus (I Co2.11-12), e a nossa alma é quem direciona nosso corpo e nosso espírito. A alma - também conhecida em grego como psique, é o centro de nossas emoções e vontades. É ela que nos faz buscar mais a Deus ou as coisas do mundo. É preciso deixar que a alma, gerencie seu ser. Estamos sempre numa batalha entre a carne e Deus. Se direcionarmos o espírito a buscar Deus, o espírito estará mais forte e influenciará a alma, que como "gerente", vai controlar a carne; porém se a carne for mais alimentada com as coisas do mundo, estará mais forte  e conduzirá todo o  ser para longe de Deus.
A Bíblia diz que se estivermos cheios do Espírito Santo, mataremos a vontade da carne:

"...Vivei no Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Contudo se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjulgado pela Lei"  (Entenda Lei, como algo que classifica  o que é pecado ou não, portanto capaz de condenar o pecado) - Gl 5.16-18 - King James


Se for cheio do Espírito Santo, a carne não será alimentada e portanto não terá forças para conduzir o teu ser ao pecado.  Busque a Deus com toda a intensidade. Clame pelo seu Espírito, e será liberto desse desejo da carne!

Mas você pode estar pensando: - eu tenho buscado a Deus constantemente, estou sempre nos cultos e sempre oro, porque então essas coisas acontecem comigo?

Alguns gestos religiosos nossos, são somente gestos religiosos. Acredito que Davi buscava a Deus quando caiu em pecado com Bete-Seba. Viver no Espírito é se embriagar Dele! É como tomar água. Você pode encher um copo d’água, mas isso não significa que ele entrará em você. Vocêpode lavar a mão com a água, pode lavar um carro, pode tomar banho e até mergulhar numa piscina, mas é preciso engolir para que a água entre dentro de você e sacie a sede. Somente será embriago se beber muita água (símbolo do Espírito Santo).


Se embriagar não é só:

  • Orar como se fosse uma reza, é algo pessoal entre você e Deus, sentindo a presença Dele - Mt 6.6-7;

  • Cantar como se fosse músicas evangélicas, é adorar em espírio e em verdade (Jo 4);

  • Não é só ler a Bíblia, mas é entendê-la, é ruminá-la (Js 1.8);

  • Não é só trabalhar na Igreja, para que as pessoas vejam, é fazer a obra porque ama Jesus e o próximo. É fazer a obra nos bastidores como as professoras do Ministério Infantil, os que limpam, e consertam as coisas da Igreja, os que intercedem sem ninguém ver;

  • É ofertar com alegria e de coração pensando em ajudar os necessitados da Igreja e não para ter 100 vezes mais;

  • É respeitar a autoridade, para ter o respeito e autoridade de Deus.


Vamos praticar!

PR. Ronaldo Calil

Nenhum comentário:

Postar um comentário